Lamborghini, os Touros Velozes


Parece que o sangue italiano tem o dna para a criação de superesportivos, e a Lamborghini, juntamente com a Ferrari, são sinônimos mundiais de máquinas velozes.

Fãs da marca dizem que seus modelos, embora tão potentes e velozes quanto a rival italiana, possuem maior conforto e uma melhor dirigibilidade, mas só quem já teve o prazer de dirigir máquinas das duas marcas é capaz de fazer essa comparação.

A marca italiana Lamborghini foi fundada em 1963 por Ferruccio Lamborghini, até então um fabricante de tratores muito bem sucedido.

Conta a história que a Lamborghini nasceu de uma desavença entre Ferruccio Lamborghini e Enzo Ferrari. Ferruccio possuía um Ferrari 250 GT e, após detectar um problema na embreagem do seu Ferrari, foi falar com Enzo. Porém Enzo Ferrari mandou-o embora, dizendo-lhe para ir conduzir seus tratores, pois não tinha capacidade de pilotar seus automóveis. Indignado com o tratamento recebido, Ferruccio desmontou a embreagem e reparou que o fabricante da peça era o mesmo que fornecia as embreagens para os seus tratores. Ferruccio então reparou a embreagem com uma de suas próprias peças e decidiu criar automóveis que superassem as máquinas fabricadas por Enzo.

Em 1963 foi então lançado o primeiro modelo com esse intuito, o Lamborghini 350 GTV, um automóvel com um motor V12 de 3500 cc e 347 cv, capaz de atingir os 280 km/h e fazer de 0 a 100 km/h em apenas 6.7 segundos.

Graças às altas vendas alcançado pelos modelos 350 GT e 400 GT, a Lamborghini angariou alcançou fundos suficientes para construir um superesportivo. Foi quando, em 1966, o Lamborghini Miura foi criado e conseguiu fazer da marca Lamborghini uma conceituada fabricante de superesportivos.

Em 1972 a Lamborghini sofreu uma reviravolta quando uma grande encomenda de tratores foi cancelada. Como a empresa havia feito um grande investimento para a produção das unidades ela acabou ficando sem capital e foi obrigada a vender parte da sua divisão de tratores para a Fiat, sendo posteriormente vendida totalmente à SAME.

Em 1974 é lançado o Lamborghini Countach, marcado pela irreverência das suas linhas, tornou-se um dos Lamborghini mais famosos de todos os tempos, sendo o primeiro Lamborghini a incorporar o conhecido sistema de abertura das portas em tesoura, que influenciou diversos outros modelos de superesportivos. A excelente aceitação do modelo no mercado manteve a marca por um bom tempo, mas a Lamborghini não conseguiu resistir à crise do petróleo de 1973 e foi obrigada a declarar falência em 1978, sendo vendida aos irmãos Mimram em 1981, que revitalizaram a marca criando o Lamborghini Jalpa, que teve por base o Urraco, e em 1982 o Lamborghini LM002, um veículo off-road que utiliza o mesmo motor da Countach, algo inédito para a montadora.

Em 1987 a norte-americana Chrysler comprou a Lamborghini e, além do substituto da Countach, começou a preparar um motor para equipar carros de Fórmula 1 e a estreia se deu em 1989, mas sem ter grande sucesso.

Devido a questões econômicas, em 1994 a Chrysler vende a Lamborghini para uma empresa indonésia, que acaba por revende-la ao grupo Volkswagen em 1998.



De lá para cá a marca lançou máquinas fantásticas, como o Murciélago, o Gallardo, o Huracán, o Reventón, a Sesto Elemento e a Veneno.

Aqui na Machinext Top Cars você encontra todos os modelos Lamborghini.

Nenhum comentário: