Parece que o sangue italiano tem o dna para a criação de
superesportivos, e a Lamborghini, juntamente com a Ferrari, são sinônimos
mundiais de máquinas velozes.
Fãs da marca dizem que seus modelos, embora tão potentes e
velozes quanto a rival italiana, possuem maior conforto e uma melhor
dirigibilidade, mas só quem já teve o prazer de dirigir máquinas das duas
marcas é capaz de fazer essa comparação.
A marca italiana Lamborghini foi fundada em 1963 por
Ferruccio Lamborghini, até então um fabricante de tratores muito bem sucedido.
Conta a história que a Lamborghini nasceu de uma desavença
entre Ferruccio Lamborghini e Enzo Ferrari. Ferruccio possuía um Ferrari 250 GT
e, após detectar um problema na embreagem do seu Ferrari, foi falar com Enzo. Porém
Enzo Ferrari mandou-o embora, dizendo-lhe para ir conduzir seus tratores, pois
não tinha capacidade de pilotar seus automóveis. Indignado com o tratamento
recebido, Ferruccio desmontou a embreagem e reparou que o fabricante da peça era
o mesmo que fornecia as embreagens para os seus tratores. Ferruccio então
reparou a embreagem com uma de suas próprias peças e decidiu criar automóveis
que superassem as máquinas fabricadas por Enzo.
Em 1963 foi então lançado o primeiro modelo com esse
intuito, o Lamborghini 350 GTV, um automóvel com um motor V12 de 3500 cc e 347
cv, capaz de atingir os 280 km/h e fazer de 0 a 100 km/h em apenas 6.7
segundos.
Graças às altas vendas alcançado pelos modelos 350 GT e 400
GT, a Lamborghini angariou alcançou fundos suficientes para construir um superesportivo.
Foi quando, em 1966, o Lamborghini Miura foi criado e conseguiu fazer da marca
Lamborghini uma conceituada fabricante de superesportivos.
Em 1972 a Lamborghini sofreu uma reviravolta quando uma
grande encomenda de tratores foi cancelada. Como a empresa havia feito um
grande investimento para a produção das unidades ela acabou ficando sem capital
e foi obrigada a vender parte da sua divisão de tratores para a Fiat, sendo
posteriormente vendida totalmente à SAME.
Em 1974 é lançado o Lamborghini Countach, marcado pela
irreverência das suas linhas, tornou-se um dos Lamborghini mais famosos de
todos os tempos, sendo o primeiro Lamborghini a incorporar o conhecido sistema
de abertura das portas em tesoura, que influenciou diversos outros modelos de
superesportivos. A excelente aceitação do modelo no mercado manteve a marca por
um bom tempo, mas a Lamborghini não conseguiu resistir à crise do petróleo de
1973 e foi obrigada a declarar falência em 1978, sendo vendida aos irmãos
Mimram em 1981, que revitalizaram a marca criando o Lamborghini Jalpa, que
teve por base o Urraco, e em 1982 o Lamborghini LM002, um veículo off-road que
utiliza o mesmo motor da Countach, algo inédito para a montadora.
Em 1987 a norte-americana Chrysler comprou a Lamborghini e,
além do substituto da Countach, começou a preparar um motor para equipar carros
de Fórmula 1 e a estreia se deu em 1989, mas sem ter grande sucesso.
Devido a questões econômicas, em 1994 a Chrysler vende a
Lamborghini para uma empresa indonésia, que acaba por revende-la ao grupo
Volkswagen em 1998.
De lá para cá a marca lançou máquinas fantásticas, como o Murciélago,
o Gallardo, o Huracán, o Reventón, a Sesto Elemento e a Veneno.
Aqui na Machinext Top Cars você encontra todos os modelos Lamborghini.
Nenhum comentário:
Postar um comentário